Uma pergunta muito comum e sobre a frequência do atendimento, quantos dias na semana são mais indicados.

Tudo depende muito do tratamento, uma reabilitação pós Avc, Ave, ou de fraturas, quedas e traumas em geral, o ideal são três dias na semana, com meus pacientes realizo na segunda, quarta e sexta. Nesse protocolo, conseguimos realizar exercícios bastante cansativos, e com um período de descanso entre os atendimentos.

Quando a necessidade do paciente é mais simples realizamos o atendimento 2 vezes na semana, na terça e quinta, em geral para um fortalecimento de manutenção, como no caso de idosos que não tem nenhuma lesão específica, onde a fisioterapia ajuda na prevenção da debilidade muscular que é característica da idade.

Existem protocolos, principalmente em se tratando de neurologia infantil, onde a fisioterapia é realizada 5 ou 6 vezes na semana, num período grande de 3 a 5 horas, um protocolo de imersão, como o Pediasuit.

Realizar exercícios menos de 2 vezes na semana não traz bons resultados, seria como ir a academia uma vez na semana ou a cada 15 dias, demoraria muito e provavelmente não se alcançaria resultado algum. Porém muitas vezes na semana também tem resultados ruins, principalmente se a carga de exercícios for muito grande, pois com o passar dos dias o paciente irá fadigar, e perde-se então a qualidade do exercício, além do que, o corpo tem seu tempo de cicatrização e reparo, e atropelar este tempo é algo que prejudicará a recuperação.