Reabilitação fisioterapêutica pós COVID-19 ( corona vírus)

postado em: Reabilitação COVID-19 | 0

O COVID-19 é a doença do presente, até o presente momento mais de 3 milhões de brasileiros já foram infectados, e a gigantesca maioria já estão curados, porém, mesmo após a cura do vírus, a grande maioria ficam com sequelas, e os mais idosos são os que mais sofrem.

Existem os casos em que não houve internação, em que o paciente recebeu os cuidados e foi medicado permanecendo em casa isolado. Estes casos mais “simples” apresentam apenas perda da capacidade respiratória, e o que o paciente sente é uma fadiga maior, um cansaço para realizar as atividades normais quotidianas, fruto de uma oxigenação deficiente pelo pulmão.

Neste caso, é importante uma reabilitação pulmonar, que é exatamente um treinamento do pulmão, onde se utilizam técnicas e equipamentos que permitem explorar as capacidades pulmonares, fazendo com que ao longo to tempo se aumente a capacidade de ventilação, a qualidade das trocas gasosas, e o treinamento da musculatura que atua sobre a respiração, diafragma, intercostais, e musculatura acessória da respiração.

Esta reabilitação é feita exclusivamente pelo fisioterapeuta, e outro profissional é incompetente para tal. O tempo de tratamento irá depender de diversos fatores, como grau de acometimento, idade, atividades desempenhadas, comorbidades entre outros.

Não se tem certeza a respeito da imunização, portanto uma pessoa que já teve o corona vírus não deve expor-se, pois pode contrair novamente o vírus, portanto atendimentos individuais, e preferencialmente em casa reduzem o risco de um novo contato.

Comentários estão fechados.