A fisioterapia em casa ou domiciliar, é um ramo no qual o fisioterapeuta desloca-se com os equipamentos necessários até a residencia do paciente, e em sua morada presta o atendimento completo.

É muito solicitada em casos nos quais o transporte do paciente é muito trabalhoso, como no caso dos pacientes idosos, que preferem não sair do conforto de seus lares, pacientes acamados cuja as dificuldades de locomoção são imensas, pacientes com AVC, acidentados, dentre outros.

Benefícios:

Primeiramente a locomoção, é muito mais fácil o terapeuta deslocar-se até o paciente com hora marcada do que este ir até o terapeuta. Pacientes com dificuldade de locomoção requerem muitos cuidados, e necessitam de mais de uma pessoa para que os levem até o consultório, sem contar no tempo de deslocamento, trânsito, encontrar vaga para estacionar, entrar nas clínicas (muitas sem acessibilidade) aguardar o horário do atendimento, ser atendido e ir embora seguindo o mesmo roteiro da vinda.

É sem duvidas muito cansativo para o paciente e desgastante para a família que precisa reservar uma janela de ao menos 2 ou 3 horas para a ida/atendimento/volta, sem contar nos custos do deslocamento, combustível, estacionamento…

O terapeuta atendendo em casa é a certeza de um atendimento personalizado, no qual haverá tempo para uma avaliação mais detalhada, e um tratamento mais eficiente, além de que, o terapeuta indo até a casa, pode observar a rotina do paciente, e prestar-lhe assessoria quanto a melhor maneira de realizar suas atividades, melhorias da acessibilidade da casa, adaptações que visem diminuir riscos de quedas, orientações aos familiares quanto a melhor maneira de colaborar com o desenvolvimento do paciente dentre outros.

Quanto a reabilitação, esta se torna mais rápida, pois deixamos os materiais básicos na casa do paciente, e os ensinamos os exercícios a serem repetidos durante o horário vago, e isto gera um desenvolvimento muito rápido quando comparado ao atendimento clínico, onde o paciente realiza os exercícios por 40 minutos e só voltará a realizar novamente no próximo atendimento, então o ganho de força e qualidade de movimento é acelerado quando comparado ao atendimento clínico.

O fisioterapeuta tem em sua formação uma característica generalista, ou seja, conhece muito sobre a sua profissão e um pouco sobre as outras áreas da saúde, e pode ajudar a observar oportunidades de melhorias quanto a saúde mental, hábitos de vida, alimentação e indicar bons profissionais para cada deficiência que possa haver.

Em suma, quem conhece não volta ao modo convencional. Entre em contato, experimente esta nova modalidade de tratamento humana e com resultados efetivos.